terça-feira, 15 de junho de 2010

Sobre Armários e Chaves

Sumi mesmo. Assumo. Motivo simples e já deve ter passado pela cabeça de muitos leitores. Comecei a sair com alguém legal e não queria expô-lo. Além disso, quebrei o braço um dia depois de ter escrito o último post [mas viva, pela manhã obtive a alforria do gesso!]. Hoje, contudo, deu vontade de escrever, deixando vocês ao som de "My wandering days are over", de Belle & Sebastian.

Esse tempo sem postar e uma briga em família [feia e superficial, mas com danos sérios] me fez reavaliar muita coisa. Uma delas [e que acho que é a que importa comentar aqui no blog] é sobre a situação em que eu vivo. Vida paralela excluindo família, amigos próximos, trabalho etc. Tudo em nome do que? De uma sexualidade a ser guardada a sete chaves.

As três desculpas mais comuns que uso para eu estar no armário são: 1) Receio de isso atrapalhar minha carreira; 2) Alterar as relações de amizade que eu tenho; 3) Sexualidade é só um detalhe.

No fundo há uma palavra que responde bem às três razões: Bullshit! Crenças irracionais construídas no imaginário de uma geração que ainda mantém os receios do passado. Pensando com calma e avaliando minha volta sei com certeza que minha carreira não seria nem minimamente tocada [conheço pessoas na mesma profissão assumidas e bem posicionadas], tenho relações sólidas o suficiente com pessoas com uma boa clareza de mundo para saber que meu envolvimento com elas não será abalado e, quanto ao terceiro ponto, na ânsia de esconder a sexualidade, acabo por colocar um certo limite para a intimidade com alguns amigos, com receio que a proximidade possa me denunciar de algum modo.

E por que, então, cargas d'água, Ragazzo, você não desencana de vez? E a resposta que eu tenho é simples. Por vergonha da vida paralela que construí até hoje com pessoas que me são caras. É como se eu tivesse escondido, mentido e omitido por muito tempo para pessoas que em mim depositavam muita confiança. Eu que, paradoxalmente, odeio mentiras, estaria assumindo uma grande que durou grande parte da vida.

Mas, tenho culhões... Covardia não é um defeito meu. E por algum lugar comecei. Divido casa com dois caras. Essa semana tomei coragem e fiz o que já tinha que ter feito há tempos. Chamei eles para uma conversa.

Fui preparado e com uma estratégia. Montei um arquivo com fotos de pessoas, homens e mulheres, que já tive algum envolvimento. Chamei os dois amigos. Servi um vinho para nós três para dar uma relaxada e convidei-os para uma espécie de brincadeira. Desafiei-os a descobrir o que as pessoas que eu apontava nas fotos tinham em comum.

Eles toparam. Eu me divertia com os chutes [eles realmente entraram na brincadeira].

- Hum... Barba por fazer? - um deles chutou.

- Tem que ser algo comum a todos das fotos e não tô vendo nenhuma menina de buço aqui... hehe - eu respondi.


- Essa eu conheço. É sua ex-namorada. - um deles falou.

- Certo.

- E essa eu sei que você já saiu.

- Certo também. Tá ficando quente. - eu confirmei.


Alguns muitos chutes depois, um deles soltou: - Você já saiu com todos eles?

- Bingo!

Alguns segundos de silêncio, conversa um pouco embaraçada no começo. Deixei claro que não estava contando para ganhar espaço em casa, mas como demonstração de confiança, pela amizade construída. Expliquei algumas fugidas minhas do passado, momentos que eu não estava bem e não deixava claro a razão. Eles me abraçaram. Disseram que eu podia confiar neles e que a amizade só ia se fortalecer.

O mais legal é que não foi da boca pra fora. Desde então estamos cada vez mais próximos. Ficamos mais íntimos. Trocamos histórias. Temos saído mais juntos. Um deles, inclusive, quer conhecer algum lugar gls comigo.

Valeu a pena. Um primeiro passo para uma vida em que intenciono usar minha energia em assuntos que realmente valham a pena e menos em um problema com minha sexualidade que muitas vezes só se encontra em minha cabeça.

23 comentários:

Anônimo disse...

Esta semana pensei justamente no que vc escreveu. Tramissao de pensamento? "Vida paralela excluindo família, amigos próximos, trabalho etc."
A vida é generosa com vc. Entao deixa de ser MEDROSO E VIVA.ris
Quem sabe não te explico o "outro lado da moeda.
Do amigo do max.

T disse...

deixa de ser medroso e viva +1
nhaw, é realmente muito horrível ter duas vidas, e... cara, eu realmente ficaria feliz se você fosse contando aos poucos pra todos, que tal?
Tudo bem que é a primeira postagem sua que leio, mas gostei, é meu eu no passado, rs. (:
Força!

wendedel disse...

way to go, campeão!!! se liberte e verá que sua sexualidade é realmente só mais uma faceta de sua persona...

força e coragem

Sr. Frodo disse...

Acho uma atitude tremenda contar ao pessoal que mora com você. Não sei se teria a mesma coragem.
Acredito que nem todos reagem tão bem assim, mas também acredito que isso seja parte do processo. Algumas pessoas vão continuar com você, independente de orientação sexual...outras não. E não há controle sobre isso.

Marcelo Augusto disse...

Só não sei se precisa desse clima institucional: "gostaria de marcar uma reunião com os sócios para prestar contas sobre a minha sexualidade". Ou então uma apresentação pessoal mais formal: "prazer, Fulano, eu sou Ragazzo, bissexual". Às vezes, eu falo naturalmente no meio de um discurso: "neste fim de semana, fui pra Angra; saí à noite, meu namorado bebeu todas. Depois fui pra casa." Se não sabia que sou gay, fica sabendo na hora. :-) Tudo isso só pra dizer que estou muito feliz por você. :-D Abração.

Tobias Fünke disse...

Nossa!
Fiquei muito feliz por vc, Ragazzo! Tenho os mesmos receios (como acho que têm tb a maioria dos leitores deste blog) e me sinto muito bem quando vejo que sair do armário não precisa sempre ser um evento traumático.

Agora, Ragazzo, como vc conseguiu conviver com dois outros homens durante tanto tempo escondendo sua sexualidade?!?! Vc é bom, hein!

Abraços a todos.

Chris disse...

Krleo!!!
Fazia um tempão que não visitava o blog e me deparo com esse texto!! Fiquei surpreso e muito feliz também Ragazzo!!!

Só pra dividir o que a maioria aqui divide, eu continuo nesse angústia do escuro do meu armário. Mas estou quase indo na mesma onda que você. De vez em quando, geralmente qdo estou embriagado, eu quase falo para alguns amigos, mas depois o efeito do acool passa e acabo não falando nada. Se bem que, se é para ter essa conversa, melhor sem tanto alcool, eu acho.

Seu texto me remeteu a uma frase que vi em um desenho (eu ainda assisto desenhos uahsuhaushausa)que lembro frequentemente: A impotência é um pecado (Mas, tenho culhões... Covardia não é um defeito meu.).

Fiquei mesmo feliz por vc.


T Jok!!!!
Kd seu comentário??? Vou ver se apareço mais então apareça também!!

Gde abraço a todos.

Anônimo disse...

PRIMO. Sou eu...

Um cara paulistano disse...

Estou orgulhoso de você. Parabéns por ter tirado esse pedo das costas. Precisamos muito nos ver de novo e conversar. Abraços!

T Jok disse...

BULLSHIT!
Você sabe que sempre haverá um espaço pra você. Seja no Brasil, Europa, América do norte ou até mesmo no japão. Na ânsia de esconder sua sexualidade vc acaba colocando limites que, na maioria das vezes, não existe e deixa de conhecer e de ser conhecido.
A vida no armário é uma verdadeira bola de neve. Uma vez que esconde uma coisa e sempre vai esconder outras. Mas pensando o que seria pior, contar a grande mentira agora ou prolongar e aumentar o tamanho desta?
Eu, por experiência própria, digo que as relações mudam sim quando se sai do armário mas muitas vezes pra melhor.


Chris!!!
Aleluia irmão!! hahaha
Apareceu a margarida!!

Andei um pouco ausente por motivos desconhecidos mas estou sempre por aqui. rsrs

R disse...

Parabéns cara! nunca mais tinha vindo ao blog, eis que me deu o estalo de dar uma passada, realmente fico muito feliz, passei muito tempo no armário e quando saí TUDO melhorou,é um peso enorme que você tira das costas... fiz grandes amizades e continuei sendo o cara normal que sempre fui.
Fiquei realmente feliz
Abraço

Anônimo disse...

Ragazzo, admiro muito sua maneira de encarar a vida, de viver, ter te conhecido foi um presente! Abraços!! T.

Arcanjo Misterioso disse...

Olá Ragazzo!

Achei excelente a maneira que acabou contando pros seus amigos. Melhor que sair bebado com eles na chuva pra comprar cerveja e falar "que vai apanhar do namorado quando voltar pra BH". Apesar da situação inusitada, eles sao super tranquilos, e sinto que conquistei de verdade a confiança deles.
Eu acredito que não precisa se sair por ai espalhando aos 4 ventos que a gente gosta de caras, mas pra quem nos é importante é muito compensador. Um peso imenso que tiramos das costas.
Fico feliz que tenha se saido bem nessa, e boa sorte a nós todos nessa auto descoberta que é a vida.
Bjão e ve se não some!

Marco disse...

Cara, adorei seu post.
Muito engenhosa a essa sua estratégia. Esse é um dilema que passa pela cabeça de muitos, e comigo foi bem parecido.
Digo que a partir do momento em que me abri para amigos mais próximos, e até para algumas pessoas da minha família, as relações de amizade e afeto só se fortaleceram.
E viver sem medos e sem mentiras é o que há!
Parabéns pela atitude.
Abs.

Anônimo disse...

Bom dia Ragazzo, eu vivo a mesma expectativa.

Quando eu me descobri, tentei "corrigir", tentei ignhorar, tentei viver alguém q não era eu, 6 anos sendo meu maior inimigo.

Quando eu fiz 18 anos eu decidi que precisava me aceitar, mesmo que os outros não precisassem saber. Desde então, a minha vida melhorou muito, muito mesmo.

Agora eu me escondo, há várias pessoas MUITO homofóbicas no meu dia dia, eu perderia muita gente q eu gosto. Eu ainda não tenho estabilidade financeira pra correr o risco de ficar a própria sorte. Então eu vivo assim, faço de conta que namoros, sexo, não me interessam que eu me preocupo com trabalho e estudos. É terrível ver um homem lindo na rua e não poder mecher com ele como os heteros fazem... hunf!

E de noite, alguns minutinhos, eu posso viver quem eu sou, eu posso ser completo...

Eu sou seu contato do msn: live.coisa....@....com.br

É muito bom ter você de volta...
Não deixe de escrever...

Anônimo disse...

parabéns!

Nunes disse...

Parabéns pela sua iniciativa! Há um tempo acompanho seu blog aqui do outro lado do Atlântico (Portugal), e realmente sentia falta de "coisas novas." sem cobranças!
Mais enfim, está justificado, e mais uma coisa: creio que certas coisas só devem ser ditas às pessoas nas quais depositamos ou temos determinadas considerações ou afinidades...
Um forte abraço e tudo de bom,
Roberto Nunes ;o)

Luan disse...

saudade de vc...

3 coisas entao:

1. good luck with ur new PI (person of interest)

2. excelente a postura do seus amigos... facilita mto as coisas

3. contei recentemente para um amigo hetero e to ainda avaliando os impactos de tudo... nao entendi nada ainda.

bração!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog!! Vc comentou coisas que sempre pensei em fazer, mas sempre tive medo e, acredito que nunca terei os culhões que vc teve em expor a sua sexualidade para pessoas mais próximas!!!!

Abçs!!

Ivan

Anônimo disse...

Estou sem palavras.."consumi" seus textos,me deliciando com cada palavra imaginando seu mundo interior...montando um quebra cabeça, de tudo que vc me possibilitou perceber de vc através da tela,e a única conclusão que chego, é que vc não deve ser uma pessoa que se possa definir.. apenas sentir..de uma inteligencia absoluta, e com os duelos pessoais que só pessoas grandes e humanas conseguem ter. parabéns, não sei sua profissão, mas escritor tu és com certeza,me emocionou..e me prendeu.!! un bacione grandote per te, con zuchero ed con affeto!!!
kelly A.

Anônimo disse...

Termina este post (http://aventurasdeumbissexual.blogspot.com/2009/06/coraggioso.html). Abraço.

SAGAZ disse...

Excelente post: leve e alegre, como a vida deve ser. Acho que a sexualidade como 'problema' está mais na cabeça do homo/bissexual do que na cabeça do heterossexual. Estamos falando de pessoas pensantes, fora os ignorantes, mas acredito que a amizade desses últimos não lhe interessa.

silvajanjao disse...

excelente post, mais uma vez!
demorei demais pra voltar aqui, a vida deu muitas voltas e novamente chegou num velho ponto!!
esses 3 pontos são dogmas, q [INFELIZMENTE] compartilho!!
vida q segue, por enquanto!!
abraçao!!