sábado, 18 de abril de 2009

Pessoas-argila: Cena 02

Hoje segue a segunda parte do post iniciado semana passada. Assim, a cama de gato fica feita para, semana que vem, propor uma discussão linkando as duas histórias.

CENA 02: Frankensteins

Três anos já se passaram desde aquela noite em que eu, meio insone com a cabeça cheia por conta de um lance que não se resolvia, fiquei vagando por horas a fio na internet, buscando qualquer um ou qualquer coisa que me aliviasse um pouco aquele incômodo. Não tinha necessidade de falar. Bastava-me escutar/ler/entender que havia mais pessoas que também não se encontravam.

Tentei os chats, dos quais nunca fui muito fã, mas tudo era muito superficial. Conversas que começavam com sexo ou então faziam rodeios para recair em sexo. Não era o que procurava.

Já meio desistente da busca, encontrei um blog que falava de experiências de um bissexual. Comecei a lê-lo e ali me encontrei em diversas passagens. Rolou uma vontade forte de conhecer aquele que postava, que conseguia exprimir com bastante segurança o que eu sentia, mas que ficava entalado.

Após algum tempo, fizemos contato. Movidos a papos interessantes, que fugiam das trivialidades do dia-a-dia, começamos a gostar daquela nova amizade a ponto de mudarmos nossa rotina para que conseguíssemos nos encontrar on.

A distância de nossas moradas era um problema, o que impedia que nos encontrássemos. Teclamos, assim, por quase um ano. Aos poucos fui me envolvendo, coisa que achei que nunca ocorreria, ainda mais em uma relação virtual.

Depois de quase um ano, fizemos um esforço e nos encontramos, ainda que nessa tomada de decisão muita coisa tenha dado errado. Quando o vi, me senti à frente de um estranho. Pensei: "Quem é você? Não conheço seu cheiro, não conheço seu modo de andar. Não conheço o modo como você espirra.". Realmente não tinha idéia daquelas pequenas coisas que não nos damos conta e que nos ajudam tanto na constituição do outro.

Não me senti atraído à primeira vista. Tanta coisa que havia imaginado e ele na minha frente tão diferente. A coisa mudou um pouco depois, insolitamente e simbolicamente, quando tomávamos nosso café-da-manhã e ele, nervoso, deixou cair um pão-de-queijo no chão. Na hora pensei: "Ele é apenas humano, como eu".

Durante a semana, que sabíamos ser a única que teríamos, tentamos em vão aproximar os homens-msn dos homens-reais que estavam frente-a-frente. Não aceitávamos que há coisas que tem seu próprio tempo. No último dia, triste, me sentindo mal por todos os castelos de areia contruídos, fui caminhar em meio a um temporal. Na chuva, coloquei a cabeça em ordem. Para não esquecer daquele momento, marquei-o me desfazendo de algo que eu gostava muito.

No dia seguinte fui embora aliviado. Ainda vi esse amigo algumas vezes. Nossa relação amadureceu e, ao mesmo tempo, esfriou. Há sempre a sombra do homem-msn que paira. Por mais que nos conheçamos hipoteticamente bem, pelas confidências que o anonimato tenha propiciado, faltam peças no puzzle do outro que contruímos com as nossas, o que dificulta o despontamento do homem-real.

No fim das contas, temos Frankensteins com peças nossas, peças dos outros, peças imaginadas, peças que não encaixam bem, que nos assustam quando estamos frente-a-frente ao vermos o mosaico mal montado.

20 comentários:

Caco disse...

Oi, q bom q vc postou novamente.
Esse é o amigo q c foi pra cidade dele e ficou lá uma semana?
Essas relações da net são esquisitas mesmos, mas se é bom pros dois se falarem, isso já basta.
A gente tem a mania de querer as coisas sempre no nosso controle, mas tem coisas que nos escapam.

Myv disse...

Por favor, não pare as postagens, pois, assim como aconteceu com você, me identifico muito com as suas estórias. Fico me perguntando se elas ocorreram de fato, mas me conformo se a resposta for um 'não', pois, se assim for, você possui um ótimo tato para a escrita (pelo menos melhor do que este que vos digita!) e uma imaginação fertilmente invejável.
Enfim, comentária algo mais se minha dor-de-cabeça desse tregua.
Sem mais além de beijos *:

Fernando disse...

Ragg ...

Eu entendo você, acho que isso é proprio do ser humano a expectativa. Talvez a frustação seja o pior de nossos pecados mas seio lá é muito engraçado ver como nos perdemos na grande linha tenue entre o virtual e o real, deveria ser uma linha transparente como nosso reflexo no espelho mas mostra que estamos tão dispersos que muita coisa nos passa, ai eu penso: sera que nos criamos a expectativa ou é ela que nos cria.

Abraço

OBS: Parece que ja não sou mais o ultimo element rs

Un ragazzo disse...

Falae Caco, que bom que está de volta. Fazia tempo q não via comentários seus por aqui. Vejo q é um bom observador e q tem boa memória. É, sim, o mesmo amigo. Ele foi citado algumas vezes. Deixo ao leitor o trabalho de juntar essas peças que formam a mesma pessoa.

Myv, não parerei por ora com as postagens, pois elas têm me ajudado a compreender um bocado sobre mim mesmo. Ah, e as histórias são todas reais, tanto que um amigo de net descobriu quem eu era por uma das histórias que ele já conhecia. A única coisa que faço é alterar um pouco alguns detalhes para preservar o anonimato.

Fernando, bons pontos que vc coloca. Toca muito bem no assunto que eu penso em discutir em cima dos dois últimos posts que, adiantando, se refere à expectativa e idealização. Por isso, vou deixar de responder agora com minha visão sobre o que vc coloca, deixando para semana que vem. Convido, assim, vc para voltar comigo nesse assunto no novo post.

Abraços!

Anônimo disse...

to simplismente pasmo com tudo ja descrito, minha curiosidade se deu a uma busca no orkut com a palavra namoro gay. pela pesquisa ja cansativa me dei por satisfeito ao entrar em um topico que continha seu blog. do post incial fui me encantando pela sua vida e de certa forma me apaixonando por estas descricoes. otemo trabalho, parabens pelo uso correto das palavras . só elogios !!!
abraços,de HTM.

Un ragazzo disse...

HTM, que bom que tenha gostado. Fico feliz com os elogios. Fique à vontade para participar desse espaço discutindo, colocando suas vivências, criticando, sugerindo etc.

Um grande abraço!

Eduardo - Fortaleza disse...

Descobri seu blog hj...
VC escreve mto, cara!!!
ME identifiquei pra caralho com vc... em vários posts...
Vou passar por aqui sempre.
Abração

Uomo disse...

Oi Ragazzo, tô por aqui novamente... realmente cara muito sério essa questão da fronteira entre o real e o vitural, vulgo "msn"!!!
Tbm eu, tive lances parecidos. Ainda busco amizades que possam surgir num bate papo e que transcendam a fronteria do virtual e se estabeleça na vida real. Embora, hj em dia esteja mais consciente de que "pequenas coisas que não nos damos conta nos ajudam tanto na constituição do outro" e embora não sejam poucas as vezes em que "me sinto mal por todos os castelos de areia contruídos" na maioria das vezes tento encarar tudo com mais naturalidade e sem tantas cobranças com relação a mim e principalmente ao outro. Já me iludi que poderia ter relações pela net... mas hj vejo que é bem mais provavel que eu vá conhecer alguem e me sentir atraido por ele, que o anonimato me favoreça a troca de confidencias, mas o envolvimento só poderá ocorrer depois de que todos os meus sentidos estejam alertados qnto ao outro, ou seja depois que eu ver, senti-lo, beijá-lo, ouvi-lo e sentir seu cheiro...
Regazzo um grande abraço cara e gostaria de poder um dia trocar uma ideia contigo... ah estou curioso pelo link entre as estorias.

Fernando disse...

Aceito o desafio Rag, e aproveito para convidar todos para visitarem o meu blog, www.cobwear.blogspot.com

Un ragazzo disse...

Ae Eduardo, seja bem-vindo!

Wagner, concordo em genero, número e grau qdo diz sobre "ter os cinco sentidos alertados". O problema, creio eu, é que nessas idas-e-vindas o envolvimento pode ocorrer antes de se ter acesso com a totalidade do outro e, neste caso, os sentidos ainda não alertados são substituídos por idealizações. Substitui-se o que não se sente pelo que se gostaria de sentir. Enfim, voltarei a tocar nesse ponto no link entre as histórias.

Fernando, não era um desafio, mas um convite... hehe A palavra desafia dá a impressão de confronto. Meu convite é de "se pensar junto".

Abraços

itao disse...

entendo vc cara a gente as veses se iludi com os caras q normalmente sao bon de labia se e q se pode dize isso as veses eu me apaixonei e depopis o cara fura ou e totalmente diferente do q imaginei tipo modo de pensa ......

Anônimo disse...

O ser humano.... Gostei muito de uma frase daquele vídeo famoso do "Dancem macacos, dancem" (quem não conhece, é so procurar no Youtube) que diz que o cérebro humano se tornou complexo demais para ser feliz. Realmente é difícil... nossas ansiedades, expectativas, fantasias, idealizações, são tantas coisas envolvidas que sempre tem algo faltando ou que achamos que poderia e/ou deveria ser melhor.
O problema da idealização é sério e, embora seja muito mais grave em relações iniciadas pela internet, também ocorre na realidade. Ou ninguém nunca ficou apaixonado e via no companheiro/a, uma perfeição que não existia?
Da minha parte, acho que também estou sofrendo de uma certa idealização. Afinal, sou casado há muito tempo, amo minha esposa, tenho 3 filhos que adoro e mesmo assim parece que falta algo.
Talvez minha fantasias com homens na cama seja apenas decorrência da minha insatisfação com a minha relação com a minha família, que é muito boa, mas não perfeita. Ou seja, resultado de uma idealização de que a felicidade só é possível em uma relação perfeita. Perfeição que estou achando que possa encontrar com homens. Mais uma idealização...

Un ragazzo disse...

Itao, não foi bem isso que eu quis dizer. Falei muito mais no sentido de ter um quebra-cabeças com peças faltando e tentar completar com peças que a gente acha que iria dar um desenho bom ali, sem lembrar que aquele quebra-cabeças já corresponde a um desenho que não necessariamente é tão belo quanto aquele que você imaginou.

Pô Liberal, já esteve em uma fila de cinema e um garoto passou correndo contando o fim do filme? heheh De um modo ou de outro, você acabou mandando ver no tema que eu gostaria de discutir no próximo post, que linka os dois últimos. É exatamente o lance da idealização, que muitas vezes é presa ao virtual, mas como vc bem apontou, acontece na realidade, e muito mais frequentemente do que imaginamos. Enfim, para eu não ter que pensar em outro tema para o fim da semana, continuo a discussão no post, ok? hehe
Aliás, vc estava sumido, hein. Espero que tenha aproveitado para descansar no feriadão!

Abraços

Paulo César disse...

Caros companheiros de blogterapia:

Imagino que seja por aí. Buscamos (no sexo, em outras formas de fuga) uma aproximação com outra pessoa, em busca de resolver uma carência nossa. Que não conseguimos por nós mesmos.. mas não seria essa sua função, já que nenhum de nós é completo mesmo? O problema é quando isso se torna compulsão. E traz risco. E traz frustração.

Às vezes traz o amor, é verdade. E como são boas essas vezes! Como são cantadas em prosa e verso! Mas, por quanto tempo nos satisfazemos com ele? Se não nos completamos com outras forma de realização

Salve, ragazzo!

Bruno disse...

Sou novato na casa. Em minhas navegações pelo orkut em um profile fake de mim mesmo (rs) eu encontrei o perfil do ragazzo. Em princípio não havia nada que me chamasse a atenção: nenhum rosto ou torso atraente. Naquele profile tinha o link pro blog e eu pensando erroneamente que era mais um blog de fotos de homens nus, famosos ou não cliquei. Pluft! Lá estava eu lendo madrugada a fora todos os posts que eu tinha perdido. É incrivel a habilidade que o ragazzo tem para descrever situações que eu vivo tbm! O armário, a perseguição das mulheres, o tesão extremado, a vontade de conquistar homens e depois não saber o que fazer... Ainda estou juntando as peças dos posts, mas especialmente pra mim, é muito mais gostoso saber que essa não é uma situação só minha, porque pra quem se encontra no armário não tem muito com quem conversar sobre as angústias, dores, alegrias e prazeres que vivemos. Sigo como leitor e admirador do blog, dos coments que são ótimos - todos! e do ragazzo. Se quiserem me conhecer, ou a minha imagem é só procurar no orkut Bruno Küster.
Abração a todos e um ótimo final de semana

Un ragazzo disse...

Nossa Paulo, tava inspirado, hein?! hehe

Gosto dessa sua idéia de busca, mas como vc mesmo diz, o perigo reside na compulsão, ou mais ainda, quando a busca é vetorial, sem doação. Daí o vazio constantemente impreenchido e o consequente vício. Afinal, como preencher um pote com espaço com a tampa fechada?

Bruno, tens seguido os passos de muitos aqui. Te conto ainda mais, há alguns anos eu também navegando despretensiosamente pela net, me deparei com um blog, tb de um autor sem rosto. Acompanhei na medida do possível, o autor virou meu amigo e me incentivou a criar.
Depois de muita insistência, acabei cedendo... heeh

Abraços, pessoal.

PS: Tive um compromisso de trabalho de última hora e talvez não consiga postar a tempo amanhã.

João Paulo disse...

Colocai vossos posts, mestre! Aguardamos com expectativa suas sábias palavras...


Para estimulá-lo, e aos colegas, vamos vender espaço publicitários no Blog. Vejamos...

http://www.todeschinisa.com.br/home/default.aspx

Para todos nós, que gostamos de um armário.

OU melhor (sério): Instalem o Google Chrome. O navegador do Google, que tem a possiblidade de navegar em uma aba secreta, ou seja, não deixa rastro, não fica no histórico e ninguém sabe por onde navegou. No site do Google oferece a possibilidade instalar. Uma vez instalado, cliquem na chave de fenda e abre-se a "janela anônima". Abraços

Anônimo disse...

Que é isso, Ragazzo? Passou pela sua cabeça mudar de tema? Fiz só um pequeno comentário. Nunca poderia substituir um post. Aguardo ansioso o seu desenvolvimento do assunto.

Abraços.

PS: Não se preocupe com a demora entre os posts. Acho que todos nós blogueiros sofremos do mal de SPMFG (Síndrome da Postagem Menos Frequente do que Gostaríamos).

italo (itao) disse...

mesmo assim a gente sempre acaba montando um quebra cabeças do fisico ou pisicologico da pessoa e quando vamos ver e uma imagem sem nexo e isso dexa muita gente ( bem pelo menos eu) magoado

ps: escrevi errado o itao e o italo falto uma letra...........

Un ragazzo disse...

Ae JP, valeu pela dica. Me será muito útil... hehe

Liberal, acabei dando um jeitinho de ficar em dia com os posts, creio q motivado pela SPMFG...

Italo, ainda acho q a mágoa vem do choque entre o que acreditamos que algo é e o que realemnte é. Ou seja, tudo muito ligado com expectativas.

Abraços