terça-feira, 15 de setembro de 2009

Na Calada da Noite

Provavelmente tarde da noite.

Um grupo de amigos resolve participar de uma oficina juntos. Já se conhecem bem há muito tempo e será uma oportunidade de terem algum tempo de qualidade fora das responsabilidades do dia-a-dia.

Já no dia do curso, todos animados, professor simpático e atencioso. Em uma das atividades, precisamos carregar uma espécie de escultura de madeira. É algo longo, desajeitado para se levantar. Cada um tem o seu. Antes de pegar o meu, percebo que as pessoas têm dificuldades de carregar tal "cruz". Penso: "Será que consigo? Vai ficar feio se eu desabar agora". Por outro lado vejo algumas garotas que, ainda que suando um pouco, conseguem levar seu fardo. Isso me acalma um pouco.

Admiro a imponência de meu objeto. Primeiro o olho fixamente, depois imagino a melhor forma de levantá-lo. Após breve avaliação, sinto-me pronto a desafiá-lo. Encosto, mas aquilo queima. Esforço-me, esqueço da dor e tento levantá-lo. Foi em vão. Perco minhas forças. A cruz desfalece. Torno-me o centro das atenções. Olhares apavorados se voltam a mim. Silêncio.

Segue-se um grito: "Ele é um vampiro". Anos de amizade parecem se quebrar em um segundo. Antigos amigos começam a correr em fúria com estacas empunhadas em meu encalço. Eu fujo. Sei que sou forte e que a fuga não será problema. Afinal, vampiros são bem conhecidos pela força sobre-humana. Também sabem o que os outros pensam, o que facilita a escolha por qual caminho seguir.

Não, o problema não é a fuga. O ponto é que tudo terá que ser reconstruído novamente. É uma volta ao pó, sem a menor noção do que virá. Risco puro. A única certeza é que nada será igual e que tudo pode novamente acontecer. O triste é que o vampiro gostava daquele mundo dos vivos. A única diferença era que ele era um morto-vivo. A pena é que depois de se ter mostrado vampiro, a única coisa que aqueles amigos de anos viam eram seus dentes e sua sede por sangue. Todo o resto se perdeu.

Acordo suado.

Engraçado como sonhos falam de nossas urgências, de nossos medos. Apesar da linguagem simbólica, alguns são extremamente claros. Esse ocorreu há duas noites. Ainda lembro com aflição. Foi um lembrete do inconsciente de que vampiros não conseguem se esconder a vida inteira e dos medos que isso causa em mim.

19 comentários:

Caco disse...

Pois é, sonhos são reflexos. Mas não são todos premonitórios. O medo faz com que a gente exagere tudo. A lição que se pode tirar é que uma determinada situação não nos faz bem e precisamos tentar mudanças para nos sentir mais leves. Que você enfrente seus monstros e seja feliz.

Belo texto hein!

T Jok disse...

Vc nao está vendo/lendo muito true blood nao?!
rsrs brincadeira...

Sonhos quando não são promonitórios são apenas reflexo de pensamentos excessivos.
Basta escolher, ou alimentamos ou combatemos nossos demônios.


Ainda assim, continuo que vc está se martirizando pelo ocorrido com as gurias do último post.
Relaxa.

Falando em relaxar, acho que se e somente se vir ao RJ.

(se e somente se ô frase maldita) HAHAHHAHA

PS: Pô, tô carente. Você precisa entrar mais vezes no msn já que o Chris me abandonou....

Abração!

Un ragazzo disse...

Caco, T Jok, nunca pensei em tal sonho como premonitório. Vejo ele como uma exposição de meus demônios feita pelo inconsciente.

Concordo que muito tem a ver com o que aconteceu no episódio relatado no post anterior, mas não pelas meninas. Os demônios moram na discussão já apontada pelo Liberal no post anterior em que o maior problema é o se esconder daquelas pessoas que realmente te importa. Um dia elas podem vir a se perguntar: "quem é essa pessoa que convivi por tanto tempo?".

T Jok, quase fui pro Rio no domingo passar uns dias, mas desisti. Já estou há mais de um mês viajando e precisava de mais que 3 dias consecutivos dormindo na minha casa.

Abraços

Anônimo disse...

Parece que atiçei seus demônios...

Acho que esse sonho não tem nada de premonitório. É resultado da angústia pela qual você está ou estava passando.

Estou passando por uma situação semelhante. Mas mais do que se esconder do mundo, estou angustiado por não me conhecer. Serei eu um vampiro, um lobisomem, um highlander, um gremmelin ou o que? Até encerrei o blog, não estou com cabeça pra isso. Estou com a mente muita turva e com muito medo de que nunca mais clareie.

É melhor não pensar nisso por enquanto. Estou lendo seu blog de novo com aquela sensação de distanciamento de que não faço parte desse seu mundo. A ignorância pode ser uma boa defesa.

Nowhere Man disse...

É interessante a capacidade do ser humano de abstração e relativização da sua própria dor por simples comparação, por simples analogia.

Ler o comment do Liberal após o post do Ragazzo não melhora em nada a minha situação. Mas, não sei explicar por quê (além do que disse acima), me sinto um pouco melhor em saber que não é só a mim que parece tão pesada essa tal cruz, que não sou só eu que não sei direito com qual personagem me identifico mais.

É interessante ver, entretanto, que apesar das semelhanças, existem sempre ENORMES diferenças (pelo menos de quem vê de dentro). Sempre temos mais medo de um aspecto ligeiramente distante do aspecto do outro, quase como que jogadores em uma mesa, jogando o mesmo jogo mas um esperando uma carta e outro outra carta. Ao mesmo tempo, uma carta que pra um faz o jogo, para outro destrói.

Tudo que eu quis, durante muito tempo, foi não ser viciado neste jogo - do qual me mantive tão longe durante tanto tempo, numa atitude meio AA. Hoje eu me divido entre querer jogar sem me preocupar/lixar pro mundo e querer entender exatamente qual é meu estilo.

Mas pelo menos quando rola um "All In" como quando o Ragazzo posta um texto deste e o Liberal responde em igual tamanho, reconforta um pouco ver que meu 2 de ouros e meu 8 de espadas não diferem tanto do resto.

T Jok disse...

Ahhhh
que pena.

Mas então, foi isso ai que quis focar, apenas me expressei um pouco mal e apressado. (situação de emergencia, vc conehce).

Acho que vc anda pensando excessivamente no asssunto. Claro, isso não é uma coisa fácil mas, achei que ja tivesse criado métodos para amenizar tal confusao e/ou angustia.

Kriok disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kriok disse...

Muito bom o post. Seu sonho faz uma perfeita analogia com o sentimento da maioria que vive no armário. O medo constante de ser jogado na fogueira por aqueles que mais amamos quando souberem da nossa sexualidade. Não deveria ser assim, pois afinal, espera-se somente compreensão de pessoas amadas. Mas, como podemos advinhar a reação daqueles que se sentem enganados? Situação difícil a nossa.
Parabéns, mais uma vez pelo blog.
Abraços!

Uomo disse...

É... nem sempre os sonhos precisam ser premunitorios, as vezes eles tentam retratar por simbolos nossos medos, angustias e conflitos. Principalmente qndo esses se fazem por demais pesados e sufocantes. Concordo com o Liberal e acho que no coment do post anterior apenas frisei muito por alto o qnto suas palavras haviam me tocado (o maior problema é o se esconder daquelas pessoas que realmente te importa. Um dia elas podem vir a se perguntar: "quem é essa pessoa que convivi por tanto tempo?").
As vezes penso nisso... e me assusto. Me assusto comigo, por me ver tão livre e tão preso.
Tem momentos que me bate uma saturação de tudo... e na verdade a melhor alternativa é chutar o balde. Contudo, não sei se por medo, por fuga ou por sobrevivencia acredito que posso omitir por mais um tempo, que embora as circunstancias me delate, ainda é possivel dizer q não, q é mentira...
Como um viciado, q acredita q aquela é a ultima vez, mesmo omitindo pra si mesmo que sempre tem uma proxima.
Como pesa e sufoca este armario as vezes.

Permanentes Contradições disse...

Ola!
Bom, faz alguns dias que venho lendo blogs pra tentar me inspirar e tomar coragem. Achei o seu sensacional. Tomei coragem e crie o o meu. Enfim, ganhou um leitor. Suas histórias de vida são muito boas e interessantes.

um abraço

Tobias Fünke disse...

Excelente texto.

Como já disseram aqui, é muito reconfortante saber que existem outras pessoas passando pelo mesmo que nós.

Gostaria de conhecer a galera daqui um dia...

Unknown disse...

Lembrei de um tópico criado na comunidade do armário!!!
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=461024&tid=5354956621911024860

Kra o receio pra mim é gde tb!!
Abs fica com Deus

Alysson disse...

Gostei da sua interpretação. Embora eu quase nunca sonhe, sempre tento arrancar do mundo onírico algumas respostas... e é quase sempre em vão.

E os vários "armários" da vida nos incomodam, e muito Ragazzo. Eles estão aí para nos aterrorizar silenciosamente...

Abração!

Luan disse...

meus sonhos ultimamente tao falando mais que meus textos (escassos) do blog. E isso tem sido bom, eu acho.

saudade de vc.

nao vou nem falar mais sobre isso.

bração!

Paulistano disse...

Ragazzo, interessante seu post. E mais interessante ainda, o fato de esta semana eu ter tido um sonho estranho também. Falei sobre com um amigo, tb armariado, e ele fez uma análise que eu achei curiosa.
O meu sonho tratava de violência gratuita a um carro, por pedestres em uma rua escura e arborizado; uma excitante mulher, à la Megan Fox, na cama comigo, com direito a minha família presenciando (e adorando) a cena.

A análise de meu amigo: Carro e rua arborizada - aquele local próximo de casa e o medo de assaltos por lá;
mulher excitante - um desejo, ainda que abafado e uma forma de auto afirmar o sentimento de atração por ambos os sexos;
família presenciando - uma fuga para encarar a realidade, tapar o sol com a peneira, mostrando que não há motivos para preocupação.

Dizem que sonhos não têm nada a ver. Mas é fato, pelo menos os meus, tratam de mostrar, insconscientemente, muitas das minhas aflições e desejos.

Parabéns pelo texto!
Abs

Bruno amigo do Fernando disse...

Ei Ragazzo, andei sumido. Me atualizei sobre tudo o que rolou aqui. Continuo me identificando muito com seus posts, espero esbarrar com você no msn de novo.
Abração
Bruno

Un ragazzo disse...

Liberal,

tocas em um ponto deveras interessante: a ignorância. Por muito tempo ignorei conscientemente coisas ao meu respeito por este caminho ser mais fácil. Contudo, sei que essas coisas não se perdem e vão crescendo em algum lugar remoto dentro de mim. Antes de uma possível explosão, resolvi mudar de estratégia. Dei liberdade para todos os meus ranços se manifestarem. Para isso, criei esse blog e comecei a frequentar uma psicanalista. Tudo porque cheguei à conclusão que ignorar também abarca desconhecer a nós mesmos, nos distanciando do nosso próprio desejo em prol do desejo dos outros.

NWM, realmente é um jogo que vicia. Vicia pois lida com aquilo que desejamos. Desejo puro lida com nosso instinto e instinto, meu amigo, é avassalador.

T Jok, realmente tenho pensado muito no assunto. Creio que estou em um período em que penso tomar algumas decisões importantes em minha vida. Daí tudo fica muito forte e potencializado.

Wagner, tb tenho o costume de postergar algo que sei ser inevitável. A qualquer hora, sei que terei que me mostrar socialmente. É isso ou viver uma grande mentira para aqueles que te importam. Tô tomando coragem ainda.

Kim, acho que vc estava no orkontro, não?

Dei uma olhada no fórum que indicou. É bem isso mesmo.

Luan, creio que somos dois sumidos no msn q entram 5 minutos por dia de modo desencontrado. Realemnte dá saudade de nossos papos.

Paulistano, valorizo muito os sonhos. Para mim, são gritos do inconsciente. Falam de urgências. Sempre que posso, interpreto-os. Quanto ao que indicou, tenho uma interpretação diferente da do seu amigo. Prefiro, contudo falar-lhe de modo mais privado.

Abraços

RP disse...

Cada um tem seu momento, a sua hora!
A Sua está chegando?

Abraço!!!

Unknown disse...

ASSUME LOGO QUE VC. É UMA TREMENDA BICHONA E FODA-SE PARA OS SEUS AMIGOS FALSOS.