quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Aventuras e Desventuras de um Bissexual Ragazzo

Já é sabido que não sou fã de rótulos sociais, especialmente aqueles relacionados à sexualidade. Evito aquilo que limita ao invés de libertar. Daí praticamente não usar as palavras gay ou homossexual no blog. Agora, o leitor atento irá se perguntar: “Que cara contraditório o Ragazzo. Afinal, o título do blog não carrega um rótulo?”. A este respondo sem pestanejar: “Sono d'accordo”.

Há muito me incomoda o título. Volta e meia me sondam e buscam indícios se sou isso ou aquilo, se sou bi, homo, pan, bi, tri ou o-que-seja-sexual. E, sinceramente, os nomes são o que menos importam. Tenho histórias aqui que gosto de compartilhar com vocês, pensar a respeito, refletir, compreender, abrir-me às suas.

Não há como negar que há uma pedra angular que direciona meus escritos e que também chama a atenção de vocês. Sexualidade é o tema principal. Isso é fato. Contudo, a riqueza está no que se pode dizer dos usos que fazemos dela e não em que categoria a enquadramos. Afinal, não somos ratos encaixotados, mas seres com possibilidades em cada esquina, em cada olhar, em cada passo.

No fundo acho que essa história dos rótulos [e aqui não falo apenas dos sexuais] serve apenas para tornarmo-nos mais previsíveis aos outros, um modo de não surpreendermos a cada instante, uma maneira de garantirmos o que esperar daquelas pessoas que conosco estão. Mas... isso não me apetece. Gosto de viver na lâmina e no movimento, melhor ainda se for movimento sobre a lâmina.

Resumindo, quero evitar definições. Não quero partir de um conceito do que sou, mas falar a partir dos modos como ajo. O outro caminho, pelo contrário, me aprisionaria. Por isso, hoje tomo a decisão de mudar o nome deste blog.

Doravante, quem por aqui passar lerá “Aventuras e Desventuras de um Ragazzo”.

21 comentários:

Edu e Mau disse...

É inerente ao cérebro classificar/rotular. Cabe a nós lutarmos contra o adjetivo fácil para, como você disse, preservar a fator da surpresa!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

perfeita como sempre sua contextualização ... rótulos são isto mesmo ...

"No fundo acho que essa história dos rótulos [e aqui não falo apenas dos sexuais] serve apenas para tornarmo-nos mais previsíveis aos outros, um modo de não surpreendermos a cada instante, uma maneira de garantirmos o que esperar daquelas pessoas que conosco estão. Mas... isso não me apetece. Gosto de viver na lâmina e no movimento, melhor ainda se for movimento sobre a lâmina."

ps: o nome do blog ficou mais interessante e instigante...

bjux

;-)

T Jok disse...

por isso sou fã de flertes e jogos afetivos. Nunca se sabe o que vem pela frente. rsrsrs

GAY! GAY! GAY! GAY!
hahahahha brincadeira :P

abç

Discípulo disse...

Você mudou, rapaz! O tom é outro... Tô gostando muito.

Anônimo disse...

Classificação... Gostemos ou não, precisamos dela. Mesmo inconscientemente, todas as pessoas que conhecemos estão catalogadas no nosso cérebro. Acho que é uma necessidade biológica para enfrentarmos o mundo. As pessoas vão nos classificar, é inevitável, mas não precisamos facilitar a vida dos outros nos auto-classificando. Até porque não tem como. Eu sou o Liberal, você o Ragazzo, o colega do comentário acima o uomini e assim com as mais de 6 bilhões de pessoas da humanidade. Cada um diferente do outro e único. Achei legal a mudança do nome...

Caco disse...

O nome é o que menos importa Ragaz. Bom é ler o que você escreve.

GALEGO disse...

Rótulos são necessários para designar um produto, deve conter informações sobre sua denominação, sua origem e característica, uma lista com seus ingredientes, exeptuando alimentos que contenham um único ingrediente, o seu peso líquido, a identificação de origem, de seu lote, o prazo de validade além de instruções de preparo e informações nutricionais. Alimento industrializado que contenha glúten - 23/12/92 (lei 8543) - deve conter esta advertência em seu rótulo. Casos específicos devem conter inclusive advertência, tais como a dos alimentos que não podem ser consumidos por diabéticos, que contenham sacarose (açucar).
Tudo devidamente regulamentado pela ANVISA.
Que chato! mas, necessário.
Rótulos são inevitáveis, restritos e impregnante.
Por exemplo, se um sujeito mata alguem vai ser rotulado como ASSASSINO o resto da vida. Ou se salva alguém de um acidente, o HERÓI. Algumas atitudes nossas podem criar rótulos difíceis de serem largados, por isso, também acho melhor evitar nos auto-rotular e consequentemente limitar, sendo que a rotulação de terceiros sempre virá.

AVENTURAS E DESVENTURAS DE UM RAGAZZO não deixou de ser peculiar...hehe

(saudades de conversar contigo, vc ta muito sumido).

abração

Uomo disse...

Eu faço minhas as observações do uomini, vc mudou. Lendo alguns post colocados por vc a um certo tempo, nota-se claramente como O Ragazzo vem passando por transformações. E isso é maravilhoso... vou arriscar dizer que mudar, transformar são caracteristicas de sobrevivencia pra vc. Concordo com vc qndo diz que "rótulos [e aqui não falo apenas dos sexuais] serve apenas para tornarmo-nos mais previsíveis aos outros, um modo de não surpreendermos a cada instante, uma maneira de garantirmos o que esperar daquelas pessoas que conosco estão." Mas... isso tbm não me apetece...
Seja qual for o nome do seu blog... o que importa é que vez ou outra podemos compartilhar com você, pensar a respeito de suas aventuras, refletir, compreender, abrir-nos às suas desventuras e conhecer um pouco de Ragazzo...
Sejamos essa metamorfose ambulante, porque se lagarta vira borboleta porque eu tbm não posso mudar...

Guy Franco disse...

gente, eu adoro rótulos. tô sozinho nessa, excluído, marginalizado.

Rom. disse...

Me senti mal lendo esta postagem. Anteontem falei contigo pela primeira vez (surpresa! :]), e comentei sobre achar muito interessante assuntos que abordam a vida de um bissexual, como expõe seu blog, com sua vida e experiências. Pois é, eu falei sobre você ser bissexual, mas no momento não pensei em nenhum estereótipo concreto. Conversando com um grande amigo meu há pouco tempo atrás, discutimos sobre rótulos que colocamos em nós mesmos muitas vezes por não aceitar nossa condição. O difícil é aceitar a condição de que, muitas vezes, queremos é o tesão/carinho/amizade/amor de qualquer pessoa, não importando ser homem ou mulher (ficou confuso?).
Quem fala aqui é o Alemão, hehe. Espero que não tenha contribuído para este post, e espero também poder falar com você novamente logo! ;)

Un ragazzo disse...

Pessoal, concordo com o que dizem no que diz respeito a ser inerente a todos classificar, rotular etc. É um modo de organizarmos o mundo, sem nos perdermos nele. Contudo, isso tb deixa de lado a possibilidade do novo, daquilo que não é pensado, da abertura ao imprevisível. E isso, meus amigos, eu prezo muito.

Alemão, fique tranquilo. Nem lembrava que vc tinha falado tal coisa. Além disso, já fazia uns dias que tinha escrito esse post. Fique tb tranquilo. É normal vez por outra nos classificarmos/rotularmos. O problema é quando tal etiqueta se cristaliza estigmatiza.

E tangenciando o que disseram. Tem coisa melhor do que se metamorfosear? Ser muitos em um só? Melhor ainda se esses muitos surgirem sem agenda prévia.

Abraços

Unknown disse...

Ragazzo!! Sumido!! Dá notícias!!

Vou falar sobre minha experiência! Quando eu estava me assumindo, me incomodava demais o rótulo de sapatão, lésbica, mulher-macho etc. Quando fui ficando mais confiante, o "medo" dessas palavras e rótulos começaram a desaparecer! Engraçado que meu analista, sentindo o meu medo desse tipo de definição, fez um tratamento de choque (claro que ele não falou isso, mas eu saquei qual era a jogada dele). Ele começou a usar esse tipo de vocabulário nas sessões como forma de me "imunizar" contra ele. Hoje em dia, não ligo para que tipo de palavras ou rótulos as pessoas usam para me definir, ou definir as pessoas na mesma situação que eu. Resumindo, acho que quando ficamos mais confiantes, menos nos importamos com os rótulos que nos colocam!
Bjo, Ragazzo!

Anônimo disse...

Gostei da decisão...por tudo que li até hoje, aquele "bissexual" em quase nada combinava com as "aventuras e desventuras de um Ragazzo"

Alysson disse...

"O nome é o que menos importa Ragaz. Bom é ler o que você escreve." [2]

Abração!!!

Anônimo disse...

Acho que categorias(sexuais) so existem para aumentar as diferenças, ao passo que servem para nos identificarmos com pessoas em comum que enfrentam ou estão em situações parecidas.Mudar o nome é legal , porque 'ragazzo' é uma pessoa só, alguém que abre sua vida e reflexões. Enquanto que 'bissexual'abrange uma porção maior, porção esta que não podemos generalizar por experiências próprias. Acredito que agora tem mais a ver. Mas também acredito que algo a mais aconteceu para a mudança, algo que foi mais forte agora!

Anônimo disse...

Cara to entrando no blog hj e já estou fã... Fiquei tão encantado que pensei em te convidar pra ser colunista no meu blog... mas acho q vc nem vai curtir pq já tem o seu... enfim.
Mas saiba que acabei de escolher o blog do mês para o meu... depois passe lá.
To lendo tudo... MUITO BOM SEU MODO DE ESCREVER.
PARABÉNS!

http://cartudos.blogspot.com/
CADU - CARTUDOS

Arcanjo Misterioso disse...

Rebatizando o blog? Ja tem padrinhos? kkkkkkkkkkkk
Mas é foda mesmo esse lance de rótulos... que se fodam o que pensam d gente se é bi/tri/penta/octasexual... O que importa é a gente estar de bem consigo mesmo...
Bjão meu amigo e ve se aparece no msn pra gente trocar uma ideia!

Un ragazzo disse...

Pessoal, quando achei que as viagens acabariam, mais trabalho apareceu. E como sabem, dia-a-dia corrido leva a sumiço do Ragazzo. Mesmo sem postar, passo sempre por aqui para ler os comments.

I., concordo que devemos ser imunes aos rótulos, mas não posso negar que me incomoda quando usados por pessoas que gosto. Afinal, trazem toda uma carga de preconceitos junto. Assim, combato-os ferozmente...eheh

Anônimo 1, concordo contigo que Ragazzo [ao menos no Brasil] é mais específico. Mostra que assumo o que escrevo aqui como próprio meu, sem necessidade de generalizar.

Cadu, entrei em seu blog hj. Aceito com prazer ser colunista de seu blog, mas como ele tem características diferentes deste aqui, creio que o ideal seria que vc propusesse o tema a partir do que combina com teu blog e eu entro com o estilo ragazziano. Estou certo que vai dar uma liga legal!

Arcanjo, os padrinhos são todos vocês, meus ajudantes nesse caminho de compreensões. Assim que puder, volto a dar as caras com mais frequência no msn.

Abraço!!

Hugo disse...

melhor assim!

RP disse...

Adorei!
Mesmo pq de Bi voc^não tinha nada faz tempo neh amigo?!?!
Desculpa... só uma piadinha pra descontrair.

Abraço.

Guyasglow disse...

Mto legal seu blog, estou seguindo...
obrigado por ver o meu e comentar...comentario muito pertinente por sinal, valeu a dica é bom ver as coisas na perspectiva de quem está de fora...fiquei meio envergonhado da minha atitude....vou ler teu aos poucos pois o contraste preto e branco cansa meus olhos hehe...
Abraçao