sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ragazzo em Terceira Pessoa

Sim, o Ragazzo está acuado... o Ragazzo ficou sem dormir bem no fim-de-semana.

O Ragazzo também é simples às vezes. Ele quer conhecer melhor o que existe no meio dessa ponte aérea. Ele quer conhecer o mau humor matinal de quem ele quer estar junto. Ele quer saber qual é o limite do constrangimento nas piadas sem graça. Ele quer saber o que apurrinha o outro. Ele quer saber o que faz o outro ficar com cara de bobo. Ele quer saber o que o deixa sem palavras. Ele quer saber quando o outro é desajeitado.

E o que o Ragazzo quer ver?

Ele quer ver a cara amassada do outro de manhã. Quer ver se agüenta correr 10 quilômetros à beira-mar com ele. Quer ver se o outro ainda fica de bom humor depois de ser chamado dezenas de vezes de baixote e de manezão. Quer ver ele mandar o Ragazzo parar de fazer bobeira ao ficar com dor-de-barriga por não conseguir parar de rir.

E sabem o que incomoda o Ragazzo? Incomoda ele saber o que ele quer, mas não se sentir no controle para decidir nada. Logo o Ragazzo, sempre no controle de sua vida, se sentindo uma vez como ator coadjuvante em uma cena importante de seu próprio livro...

E sabem o que incomoda mais ainda? Sabem o que dá raiva no Ragazzo ao pensar em si mesmo? Dá raiva de o Ragazzo não ser mais ignorante. Por que ele tem sempre que entender a situação dos outros? Talvez um pouco de egocentrismo nessa hora fosse bom.

E lá vai o Ragazzo, desafiando os limites de sua própria racionalidade, que a todo momento luta com sua passionalidade. Sorte dele que essa briga já vem de casa. Herança genitora. Racionalidade do pai, passionalidade da mãe. Dois extremos em uma mesma casa. Daí o fruto disso existir dentro do próprio Ragazzo. Ragazzo e meio termo não combinam.

Não, o Ragazzo não está apaixonado. Ele está encantado, com vontade de mostrar mais de si e de olhar com atenção para o outro. O Ragazzo não quer prometer e não quer promessas. Ele quer a naturalidade do fluxo. Mas para isso ocorrer, ambos tem que aceitar o rio.

No fim das contas, dá para sintetizar tudo em uma frase.

O Ragazzo, pensativo, disposto e exposto, ainda que para falar isso precise usar a terceira pessoa, para, pensa e sente: está na hora de cuidar de alguém.

29 comentários:

Bel Ami disse...

Que lindo!
Desejo sorte.
Aquele abraço!

Luccas^^ disse...

Gostei muuito do texto.
É sempre bom ter alguém do nosso lado.
Forte Abraço
Boa Sorte

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

amigo nestas horas a decisão é única: "para, pensa e sente: está na hora de cuidar de alguém." Não vacile ... cai de cabeça e toda a felicidade do mundo pra vcs...

bjux

;-)

Kriok disse...

Lindo mesmo!
Viva isso cara, vale a pena.
Boa sorte!
Abção!

Inside Spike ?? disse...

=D
mirarse al espejo y sonreir!
ser sencillamente humano!
abrazoooooooooooo!

Anônimo disse...

“A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos,na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.”

(Carlos Drummond de Andrade).

T Jok disse...

Algumas vezes temos que nos tornar vulneraveis e nos expor para saber onde queremos chegar e com quais respostas aceitar.

Sola disse...

Me encontrei no "apurrinha"...

Belo blog! Adorei lê-lo. Parece estar te fazendo bem.

Abraço!

Anônimo disse...

Cuidar de alguém? Vai prestar trabalho voluntário em um hospital? Ou você quer ter um filho? Se quiser, eu te empresto um dos meus, mas no máximo por 12 horas que não aguento ficar muito tempo longe deles...

Brincadeira, mas apenas em parte. Entendi muito bem o que você quer dizer, mas cuidar mesmo só se cuida de crianças, pessoas muito idosas, doentes e inválidos com alguma incapacidade severa. O resto das pessoas, a gente pode amar dividir, se preocupar, participar da vida um do outro, zelar, mas não cuidar.

Então ame, divida, se preocupe, participe da vida dele e zele por ele. Deixe a esperança vencer o medo. Yes, you can.

Un ragazzo disse...

Liberal, entendo o q vc diz, mas é que cuidado para mim tem outro significado, bem mais abrangente do que o usual. Amar p mim é cuidado e não posse. Cuidar é entender e perceber que existe outra pessoa junto a vc em quem vc pensa tb ao pensar em vc. Não é possuir e nem sentir q o outro é mais fraco. Nada disso. Cuidar do outro é se importar com o outro do mesmo modo q se importa consigo mesmo.

Abraços

Raulzito disse...

Tow contigo Ragazzo! Entendo perfeitamente o sentido q vc dá a palavra "cuidar"!
Sempre vale a pena tentar "cuidar" de outra pessoa...
Não acha q tá na hora de se atirar desse precipício? ^^v
Abraço e adoro seu blog!

Discípulo disse...

Nisso o Ragazzo pouco pode ajudar. Já o homem que criou o ragazzo, o mesmo que escreveu sobre ele na terceira pessoa (talvez a melhor formar de tratá-lo), este sim é o personagem principal dessa trama. O ragazzo realmente não está apaixonado, mas o narrador deste post está. Que bom, né? ;-)

Anônimo disse...

Beleza de post. Mas é uma cacetada também! Você me conhece? Risos.


Como é difícil, anos depois da adolescência, a gente ver que ainda não se tornou "adulto".Eterno olhar para si; É disso que se precisa!

Embora conhecer o outro seja ainda, conhecer o outro através dos próprios olhos, ou seja, ainda que se negue é conhecer um pouco de si também!

Leo disse...

e agora, acabaram as aventuras e desventuras? Começou uma fase romântica no blog, era esta a sua busca? Abraço

Leandro disse...

É assim né...bem, coloquei seu link na minha lista de links do meu blog: www.xverso.com.br, abç.

Dan disse...

HI,
Oi Ragazzo.
Nao sei de onde vc eh e nem o que faz da vida... Achei o seu blog por acidente e gostei muito da forma como tu escreve.
Eu moro na Europa e sou hetero, mas isso nao importa muito,alias importa, pq se fosse em outra fase da minha vida, teria mudado de webpage assim que lesse do que se trata os teus textos, mas viver aqui me fez entender as diferencas, respeita-las e entende-las.
Parabens pelo blog, e pela forma que vc retrata as tuas historias, que, reais ou nao, me cativaram.
Posso ate dizer que em algum momentos em que vc se descreve, eu posso me ver...
Aff, um comentario bem confuso, disse tanto e ao mesmo tempo nada...
Queria mesmo era so parabeniza-lo e mais nada!
Tudo de bom!
Dan

Un ragazzo disse...

Dan, que bom q tem curtido. As histórias [infelizmente] são todas reais. O máximo que faço é mudar um ou outro detalhe mínimo para preservar o anonimato. Agora, cá entre nós, sendo hétero, o que te cativou no assunto?

Abraços

GALEGO disse...

^

Boa ragazzo.....hehehe

Flavio disse...

Ragazzo, gosto dos seus textos, suas idéias são ótimas, sempre que posso, acesso o blog.
Só não gosto de você autodenominar-se de alguma coisa, que na maioria das vezes são muito boas, acho que deveria deixar para o leitor perceber... Sei lá.
Critica construtiva, por favor.

Abraço

Unknown disse...

Lindão... boa sorte pra vc's... se sente acuado não. Sei que o normal é esse, mas fik não... enfrenta. Felicidade se enfrenta de frente e sem medo.
Ah... pode não... as aventuras e desventuras de ragazzo tem q continuar, mesmo morto de paixão. Adoro estorias de amor!!!
bjs a todos!!!

Anônimo disse...

É impressão minha ou o Ragazzo está postando bem menos do que antes?

T Jok disse...

Pois é. tbm to achando que ele está postando menos. Daqui a pouco ele muda até o nome do blog para...Romance de Un Ragazzo. haha

GALEGO disse...

Ou então muda para..memórias de uma gueixa..kkkkkkk

brincadeiraaaaaaa

GALEGO disse...

Tá, vai Ragazzo, pode me sacanear....q eu fico quieto...rsrs

mas a piadinha foi boa, não foi?? rs

abração

T Jok disse...

UAHUHAHAUHAUHHUAHAHHHAUAUA
Otima Galego...rsrs mas acho que ele tb poderia mudar para "A lista de Ragazzo...opss de Schindler"

Unknown disse...

Esse seu texto ficou apaixonante! Quem me dera encontrar um "ragazzo" com toda essa vontade aqui! Tenho andado também "encantado", mas o problema é que o entorno nem tanto, ou afim de nada...

Primeira vez por aqui, comentando. Textos bons de se ler, e meditar. Viu que responsabilidade?

Abração, de longe, creio eu!

Dan disse...

Muito boa pergunta...
A forma de vc colocar as coisas que me cativa. Eh envolvente a forma como escreve, prende a atencao.
Um texto bem redigido, palavras bem usadas, enfim...
Como disse morar na Europa me fez abrir os olhos, sobre muitas coisas, me fez amadurecer, crescer.
Tirar de mim aquele visao mesquinha de interior de Minas Gerais...
Respondida a pergunta?

Un ragazzo disse...

Pessoal, que o blog não vai virar "O romance de um ragazzo", não. Pelo andar da carruagem, vou ter é q abrir seleção p ver se eu encontro algo... haha

Dan, mais ou menos... heheh
É que como expressão há milhares de escritores que escrevem milhões de vezes melhor q eu. Agora, o tema te interessa? Se interessa é porque ele é próximo de vc de algum modo, não? Enfim, se quiser bater um papo para discutirmos a respeito, ou apenas falarmos da vida londrina, me adicione no msn... hehe

Abraços

Dan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.