sábado, 18 de julho de 2009

Sobre Pseudalidades e Manipulações

O primeiro passo foi o da negação: “Não, ele não fez isso. Deve ter sido um mal entendido.”. Cheguei a cogitar que tivesse realmente conhecido o cara da foto, que apenas não tinha coragem de se identificar como tal [pé no chão, Ragazzo!!].

Claro, não tenho o costume de me enganar por muito tempo, aceitei a crua realidade e dei chance à vazão de minha raiva.

Após algum tempo, mais calmo, pensei em que ajudaria ficar puto. E mais, qual era a razão pela qual estava tão zangado? O cara era legal, não havia como negar. Por mais que a embalagem fosse boa, isso nunca foi suficiente para me segurar em uma conversa. Age como incentivo, mas conteúdo é essencial.

Não havia teclado tantas horas com seu bíceps [mesmo que pelas fotos fossem um tanto quanto atrativos!], mas com algo às vezes difícil de encontrar: um cara reflexivo sem ser pesado.

Daí me dei conta que estava nervoso comigo mesmo por ter me deixado levar tão facilmente. É péssimo ver que em um descuido você foi manipulado de alguma maneira. Mas quem não manipula de uma forma ou de outra?

O bebê chorando manipula. A mulher fazendo dengo no maridão na cama manipula. O professor em sala de aula ao fazer uma piada ou chamar os alunos para o bar manipula. A mãe ao contar seu mau pressentimento sobre a saída do filho para a balada manipula. O Liberal ao repetir o curau da namorada mesmo sem gostar do prato manipula. Eu ao escolher os temas dos posts manipulo. A minha vizinha fazendo cara do gato do Shrek quando me pede algum favor manipula. O cachorro [até esse ser superior!] ao latir a noite inteira manipula.

Aqui falo da manipulação de um modo geral, como tentativas de direcionar as ações do outro de acordo com o próprio desejo. Nesse ponto tiro a aura pejorativa da manipulação, considerando-a apenas humana. Humana, vital e natural.

E digo mais, nem vejo isso como uma separação de classes do tipo manipulador versus manipulado. Todo mundo exerce seu poder à sua maneira.

Eu quando abri a cam, quando mostrei o Ragazzo com seu cão [aliás, um velhito e tanto!], o Ragazzo na piscina, os amigos do Ragazzo etc., também exercia ali meu poder, uma tentativa [inconsciente ou não] de manipulação ao usar minha imagem e meu cotidiano para de alguma maneira direcionar a relação de acordo com meu desejo.

E ele fez o mesmo, com a diferença que usava fotos que não eram próprias. E talvez pelo que ele tinha em mente na hora que o fez fosse coerente. Por que usar fotos reais, expondo-se, se você não tem intenção de materializar a relação um dia em uma mesa de bar ou em seu cotidiano?

Aí que está. Para mim, a virtualidade é um meio. Nunca um fim. As relações que aqui constituo se me são expressivas chega um momento em que não cabem na net. Esse espaço é pequeno para mim. Quero ver as idéias, sim, mas também os tropeços, o olhar, o mau humor.

Nesse interim houve um confronto. Em minha manipulação não me interessava criar um personagem, pois gosto da carnalidade do ser humano, de suas imperfeições, direcionando meu desejo e as formas de alcançá-lo nesse viés. Na manipulação de meu amigo o que valia era a abstração da relação, que ao seu modo de ver pode ser tão rica quanto qualquer outra.

Cada vez mais me convenço de que não existem culpados. Depende da perspectiva da qual se vê. Ao buscar a inocência de um psdeudo-culpado usando meu próprio sistema de verdades cresço, o que não aconteceria se eu simplesmente condenasse. A simples condenção é menor, pois não nos acrescenta em nada além de amargura.

E para resumir a história, o cara do pseudo-corpão [que até pode ter um de verdade, mas ainda desconheço] me escreveu um e-mail bastante sincero se desculpando. É um cara do bem que, de um ponto-de-vista, deu uma escorregada. Sendo um cara que dá prazer de conversar, com tattoos ou sem tattoos, não vejo a hora de reencontrá-lo no MSN para um papo legal, que no conteúdo de pseudo não tem nada.

23 comentários:

Spark disse...

Eu também gosto das canalices do ser humano, mas do mundo real.

Ficar sofrendo por mundo virtual? Já passei dessa fase.

Uomo disse...

É justamente como eu previa... Ragazzo não se engana tanto com exteriores... tem que ter conteúdo.
Realmente por vezes me assusto ao ler as reflexões de Ragazzo. Justamente porque por vezes ele coloca uma optica das coisas e fatos da qual comungo, mas que não saberia como expor de forma tão facil como é colocado por ele.
Adorei a questão da manipulação e principalmente da máxima "Cada vez mais me convenço que não existem culpados. Depende da perspectiva que se vê."... caraca, essa foi forte!!!!
"A simples condenção é menor, pois não nos acrescenta em nada além de amargura."
Póis é, embora tantas vezes seja muito mais facil apontar o nosso dedo sujo, para condenar, no fim de tudo deveriamos talvez procurar observar a verdade do outro e o que levou ou leva a ter determinada atitude.
No meu ultimo comentario disse que era preciso ter mais cuidado e observa desde que uma mentira não dura por tanto tempo e numa conversa logo as estórias começam a ficar desencontradas... No caso de Ragazzo o cara só preferiu enfeitar mais um pouco essa realidade virtual... contudo, o cara tinha conteúdo. Como colocou ele mesmo: por que se expor se não teria intenção de materializar a relação um dia em uma mesa de bar ou em seu cotidiano?
Embora continue ratificando que não entendo muito esse mundo de mentiras que por vezes permeia ou mesmo encharca a net e sala de bate papos.
Bom, como previsto vou pensar sobre as observações de Ragazzo... talvez daqui a uma semana eu volte... preciso refletir!!!

Guri RS Amizade disse...

Penso bastante nisso, conteudo é importantissimo, alias, creio que esse é um dos otimos fatores do virtual, pois geralmente se conhece o conteudo mais do que o exterior, que muitas vezes pode atrair inicialmente, mas quando vai conversar, percebe que não há muita coisa ali...
Sou meio(muito) desconfiado, nunca menti, nem coloquei fotos que não são minhas propositalmente, e quando coloco alguma sempre aviso que não sou eu, até porque se um dia me encontro com a pessoa, ele verá que não era eu, mas dificilmente me reve-lo, preciso de longo tempo de muita conversa... e desconfio de quem se expõe rapido de mais. Até falo pro cara não me mostrar foto, porque não vou mostrar minha, e tbm pra ser bem sincero, não é o corpo que vai fazer eu ficar do outro lado do pc conversando... Sorte sua o cara, deu uma pisada de bola, mas se mostrou posteriormente ser alguem legal. Mas sei que muitas vezes não é assim. Parece lenda urbana mesmo ahahahah... Sou o mesmo anoni(q postou no post da fidelidade) No orkut sou, Guri RS Amizade. Abraço.

Anônimo disse...

Muito bom seu post. Surpreendente. Parabéns mais uma vez. Você leva jeito para psicólogo ou analista (se é que já não é).

Dentro de cada ser humano existe um universo complexo e grande demais para que possamos julgar baseado em apenas uma situação específica e em nossa limitadíssima experiência de vida.

Faz muito tempo que tento não julgar as pessoas. Digo "tento" porque não é fácil. Minha primeira reação é sempre julgar, é quase instintivo, mas estou melhorando.

Anônimo disse...

E que honra ser citado no seu blog. Mas levei um baita susto quando vi.

Abraços,
Liberal.

Pedro disse...

Eu já me enganei com as pessoas dessa mesma forma e não foi uma vez só não! Mas todo mundo está sessetível a isso. Não liga pra isso porque quem perde é este indivíduo...vc só aprende com isso com crteza! Abraços.

Guy Franco disse...

Nunca tinha ouvido falar nisso "pseudalidade". Ah, tá certo, isso faz parte da "pseudalidade" também. Vou colar um trecho de algo que você mesmo disse "Aí que está. Para mim, a virtualidade é um meio. Nunca um fim."
Pronto!

Flávia disse...

Sempre acompanho seu blog, mas nunca tenho coragem, ou talvez vontade de comentar em algum dos seus posts. Mas esse foi diferente, me identifiquei com o acontecimento citado nesse e no post anterior, e decidi compartilhar um pedaço do que aconteceu comigo pra ti.

Conheci um cara pelo fake. Nunca levei fake a sério, acho legal conversar com as pessoas de lá, mas nunca tinha conseguido gostar de alguém de lá. E para a minha surpresa, esse cara conseguiu mexer comigo, e eu acabei gostando do indivíduo sabe Deus como. Acredito que eu seja uma pessoa meio estúpida que cai no papo dos outros, mas isso não vem ao caso. O menino mostrou fotos de um cara maravilhosamente perfeito, que só de olhar já vem umas fantasias sexuais em sua cabeça sem ao menos fazer esforço. Ele vivia me escrevendo textos maravilhosos que ainda estão salvos no meu computador, talvez esses textos tenham feito com que eu me apaixonasse. Depois, descobri que ele não era esse cara das fotos que ele me mandava, aí ele me mandou fotos de um outro cara. Esqueci de falar que ele dizia que tinha leucemia. No começo não acreditava, mas com o passar dos meses o amor me cegou, entende? E eu comecei a acreditar em cada palavra que ele me escrevia. Depois disso, o cara mentiu que morreu. A suposta irmã dele me escreveu um depoimento, e depois me digitou a suposta carta-antes-da-morte. Nunca fiquei tão triste em toda minha vida. Aquela pessoa tinha feito com que minhas crises bipolares parassem, meus desejos de morte acabassem, e coisas do estilo. Quando eu li os textos, chorei durante três dias. Três dias. Me senti a pessoa mais burra do mundo por deixar o fake me afetar tanto. Depois desse acontecimento, minhas crises voltaram, óbvio. Voltei com antigos vícios e coisas do gênero. No terceiro dia, um amigo meu do fake mesmo, me disse que ele não estava morto, que ele tinha reativado o outro fake. Criei outro, e o adicionei. Comecei a conversar com o cara e descobri que não era o meu. O cara que eu conversava se passava por aquele, mentia ser doente que nem aquele, usava fotos antigas, gravações, tudo dele. E então eu e o menino por quem ele se passava, deixamos um scrap para ele no fake que a suposta irmã ainda não tinha deletado. Um dia depois ele respondeu, e ele me contou quase toda a verdade. Ficamos uns dias sem se falar pois tinha deletado aqueles fakes que eu tinha contato com ele, e aí ele me adicionou em um novo fake. Dessa vez não consegui me segurar, por mais que ele tivesse mentido e me deixado muito triste, eu era completamente apaixonada por ele. Nunca tinha amado alguém daquele modo antes. Escrevi um texto enorme falando da falta que ele me fazia, e tudo o mais. Voltamos a ficar juntos. Só que ele me contou que na verdade, era ela. E foi aí que me descobri bissexual. Ninguém sabe que minhas idéias de ficar com garotas veio disso, ninguém sabe que a minha vontade de mudar veio desse acontecimento todo. Voltando ao assunto, depois de um mes eu achei melhor terminar com ela, pois ela me fazia muito mal. Hm acho que ficou meio confuso, mas eu estava com vontade de contar a você essa história, sabe Deus o motivo. Espero que você leia. Um grande beijo.

Discípulo disse...

Gostei! Um bom texto em plena madrugada fria. ;-)

Discípulo disse...

Li todo o blog. De uma vez.

E fiquei tão encantado pela história do ragazzo que fui dormir, acordei e precisei escrever sobre essa experiência. Foi a primeira vez que algo assim me aconteceu.

Como agradecimento, publiquei uma carta para o Ragazzo no meu blog.

eis o link:

http://www.uomini.blogger.com.br/2009_07_01_archive.html#40677740

Foi algo espontâneo. Deu vontade. Espero que goste!

Um abraço
Cris

Chis disse...

Olha outro Cris ai em cima! rs

Eu também tento ser como o Liberal diz: "tento não julgar as pessoas".

Por outro lado, não abrindo mão dos nossos anseios, das nossas neecessidades e do que queremos pra nossa vida, será, que as vezes, não esperamos demais das pessoas? Será que não ficamos esperando o príncipe encantado o tempo todo? "Príncipe" este, que "deve" ser perfeito e então, quando nos deparamos com falhas do ser humano, emburramos e nos decepcionamos? Isso é muito complicado. há coisas que não tolero de forma alguma e há ainda muitas outras que não compreendo - igual ao caso que você cita no post Ragazzo. Mas tento muitas vezes exercitar a tolerância pelo ser humano, assumindo que somos cheios de defeitos e, muitas vezes, errantes. Ainda não sei o quão bom isso é. Quando me decepciono com algo ou alguém, tento pensar assim: Isto deve me preocupar ou me chatear? E penso muito assim a respeito das pessoas também.

Grande abraço!

GALEGO disse...

Caramba Flavia! Q história hein?
Falsidade ideológica, forjou a própria morte e ainda se passou por uma suposta irmã e como se não batasse era de outro sexo. Nossa! tem gente q tem vocação pra pra ser ator mesmo......rsrs
Eu meio q já cai numa dessas, não foi tão mirabolante quanto a tua, mas esse era ator de verdade...com CRT e tudo.

@Chris com "h", Príncipe encantado é mto chato, acho q prefiro o cavalo...hahahaha
To zuando, queria um cara normal mesmo, mas como acho q ja foi comentado em outros posts, é difícil achar alguem 100% parecido com a gente, e acho q é esse o problema, estar sempre buscando a perfeição e acabar se decepcionando com a realidade.

Lembra do Pavlov e o reflexo condicionado? a gente cria situações que nos faz "salivar" através de estimulos visuais, intelectuais, sonoros e etc e se por diversas vezes este estímulo for interrompido fica difícil conseguir acreditar que é possivel.

Mas é isso, concordo com o ragazzo..todos nós nascemos e aprendemos a manipular pra conseguir as coisas...mas acho q tem gente q passa do limite.

abraço

T Jok disse...

Ê post díficil.. Tinha prometido que ficaria fora dos holofotes mas tô vendo que não vou conseguir. rsrs

Não tenho muito a dizer, serei ""curto" e grosso".

Não tenho uma opinião muito formada sobre esse post e, talvez um pouco assustado. É, assustado.

Mas será que alguem, nem por uma hora, foi o manipulador, o filho da puta que te sacaniou no msn ou será que eu sou o único filho da puta aqui? rsrs

Já fui mais novo, já tive bastante tempo livre na vida, já brinquei e sacaniei bastante.

Nas minhas aventuras de fakes já fui homem, mulher, travesti, rico, pobre e até coreano já fui.

O que acontece é o seguinte, as vezes, queremos diversão. A internet não é um mar de rosas, principalmente pra quem se conecta todo dia. O tédio chega.

Em minhas muitas passagem "por mulher" (eu tinha uns 12 anos)
tenho certeza que fiz muitos garotinhos cairem na minha. Ah quando eu tinha 20 também fiz uma proesa, quando eu consegui ver meu tesão de vizinho pelado na webcam. E depois disso fazia com que ele sempre aparecesse na web.
UAHUAHUAHUAHUAHAHHAHAUHAUHAUHA

Mas é o seguinte, são máscaras e nada mais. Claro esse tipo de relacionamento ou comportamento não é doentio (pelo menos no meu caso não era). Era apenas uma forma de diversão e claro chegar onde eu não poderia na época. Não sou psiquiatra ou psicólogo mas, sei o por quê das pessoas fazerem isso. Simples desejo de conversar com alguém legal na net, manter-se no anonimato e muitos nem planejam em ter um algo a mais fora das telas. Pois é, existe muita gente careta ainda. Ai quando ocorre de sair das telinhas pra algo a mais a merda toda vai pro ventilador.rsrs

Mas claro, hoje na minha situação, nao faria de novo. Ah não ser que fosse pra ver aquele vizinho de novo. rsrs

Bom acho que é isso. POrra até fiquei desconcentrado, lembrei do coroa lá pai do meu amigo UHAUHAHAUHAHA

Un ragazzo disse...

Caracas, pessoal, me surpreendi com algumas coisas por aqui quando entrei para ler.

Obrigado pelos elogios, Wagner.

Liberal, não sou analista, mas adoro pensar sobre diferentes óticas. É um modo de deixar de ser para passar a ser muitos e estes retroalimentarem o um. Quando te citei, pensei: Será que ele vai pegar mal? hehe Espero que não!! hehe

Guy, pseudalidade tem copyright do Ragazzo... modos de ser pseudo...eheh Ao menos assim acho. Mais tarde checarei no Houaiss para ver se estou certo... hehe

Flávia, fiquei tenso só de ler sua história e não foi de uma maneira ruim, não, mas porque muita coisa veio à minha cabeça na hora. Conheço um casal de mulheres (de vista, mas são muito amigas de uma amiga). Com elas aconteceu algo parecido. Uma delas havia acabado de se separar do marido e conheceu o cara de seus sonhos pela net. Depois de um ano teclando, resolveram viajar juntos. Qual não foi a surpresa ao descobrir que não era O cara de seus sonhos, mas uma linda garota que a esperava? Enfim, essa mulher ficou confusa, virou as costas na hora, cancelou a viagem, mas depois resolveu dar uma chance. Ficaram 10 anos juntas pelo que sei.

Uomini, fiquei extremamente lisonjeado com sua carta. Quero relê-la ainda várias vezes e comentarei diretamente em seu blog. Já adianto que dificilmente me surpreendo, mas sua carta o fez, de uma ÓTIMA maneira.

Ae Galego (é o mesmo amigo que já converso há um tempão por msn e q vive me xingando por eu estar sempre de passagem? hehe), é bem por aí. Não vejo manipulação de uma maneira pejorativa. Desejos todos temos e cada um apontando para um lado. Manipulação nada mais é do que tentar direcionar o do outro para o seu. Agora, quanto aos limites éticos disso, preciso pensar mais um pouco. Aliás, sempre esbarro na ética... eheh Um dia vira post... hehe

T Jok, meu amigo, outro dia nem deu para conversar direito contigo no msn longe dos holofotes, né? Msn é foda... Não teclo muito rápido e não consigo fazer muita coisa ao mesmo tempo. E com vc as conversas têm que fluir. Não rola mais 10 janelas piscando junto. Prometo que próxima vez a gente continua o papo, mas com tempo. Em relação ao q disse, seu desejo era claro: ver e não materializar. Era coerente. Não buscava relações. Talvez nem eles. Certeza que seu vizinho usou a imagem na cam (depois conte os detalhes para gente...eheh) porque achava que mais hora, menos hora, conseguiria comer a "mocinha inocente" do outro lado da tela... hehe E quem mmanipulou quem? Ambos. E acho q é sempre assim.

Ah claro, não se esqueça de nos ensinar algum dia essa técnica de persuasão, pois já tenho uns alvos em mente. hehehe

Abração, pessoal!!

Tobias Fünke disse...

Hmm... sei não, Ragazzo, me pergunto até onde esse post não foi uma tentativa sua de racionalizar o fato de vc continuar se interessando pelo Pseudo mesmo depois de ele ter te sacaneado. Não me parece que vc construiu esse raciocínio para depois chegar à conclusão de que ele no fundo é um cara igual à vc e de que está tudo bem continuar gostando dele, parece pra mim que vc fez o caminho reverso: construiu esse raciocínio para justificar algo que já estava sentindo.

Não que o que vc disse não tenha lógica. Pelo contrário, faz total sentido: de fato, todos temos nossas motivações para agirmos do modo que agimos. E uma vez que agimos para satisfazer nossas vontades, pode-se dizer, realmente, que todos manipulamos aqueles ao nosso redor e que por eles somos manipulados. Até aí tudo bem. Concordo que não devemos condenar a manipulação, mas acho que podemos sim condenar os meios e os fins de manipulações como as do Pseudo.

Poxa, vc estava manipulando por meios totalmente honestos (fotos suas e papos interessantes) e para um fim totalmente legítimo (fazer com que alguém legal goste de vc). Já ele estava se fazendo passar por outra pessoa e queria fazer com que vc se mostrasse na webcam (mesmo que entre os objetivos dele estivesse também conhecer alguém legal).

Concordo que ética é uma coisa complicada, e juro que não sou um cara caxias, mas acho que é possível sim valorar as atitudes do ser humano tomando por base padrões mínimos de comportamento baseados na moral (que é algo diferente da ética, e acho que até mais complicado). “A simples condenação é menor, pois não nos acrescenta nada além de amargura”? Pode ser, mas aceitar toda e qualquer conduta como inerente ao ser humano, e portanto válida, também não nos acrescenta muita coisa (nossa... falando assim pareço um pastor... ou um professor de moral e cívica... juro que não sou chato assim, rs, mas é o que eu acho).

Tobias Fünke disse...

Pode ser que eu tenha uma visão errada do que aconteceu, afinal, só sei o que vc nos contou, mas esta foi a interpretação que fiz da situação pelo seu post: a de que o Pseudo é um malandro e vc uma vítima que caiu na lábia do cara (antes e depois do pedido de desculpas) por estar em uma situação vulnerável (vc mesmo falou que não estava muito bem emocionalmente nesses dias). Reconheço também que sou fortemente influenciado pelas minhas pré-concepções sobre pessoas que se passam por outras na Internet. Não consigo conceber uma pessoa que seja interessante e que faça isso. Histórias como a da Flávia e das amigas da amiga do Ragazzo me deixam perplexo. É um preconceito meu (que pode ser quebrado – o T Jok aqui em cima acabou de dizer que já se passou por outras pessoas vária vezes, mas pelos seus posts ele não me parece ser o tipo de pessoa que eu imagino que faria isso). Por isso, para mim, a única explicação para vc, que sei que é uma pessoa interessante, ter gostado do cara (e continuar gostando) é a conjunção da lábia do cara (que imagino ser o mestre da manipulação – manipulação aqui no mau sentido) com a sua suscetibilidade na hora em que começou o papo com ele.

Por favor não me entenda mal, Ragazzo, não estou aqui tentando te dizer o que vc mesmo sente nem mostrar nenhuma verdade, só estou mostrando como EU enxerguei toda a situação baseado no que vc narrou no seu post.

Tobias Fünke disse...

Ah, sim, e abraços a todos.

T Jok disse...

Não rola mais 10 janelas piscando?? Comigo as conversas tem que fluir??
Eita...


Pessoal daqui a pouco vai me caçar no msn só pra poder conversar com vc hahaah

T Jok disse...

Quem foi o manipulador? acho que eu e somente eu porque eu deixava ele "manipular" pra chegar onde queria. E ele sabia que nunca iria comer a "garotinha" da tela.

Un ragazzo disse...

Falae Tobias!!!

Calma lá... Nunca disse que estava gostando do cara... ehhe Pelo modo como falou parecia que eu era o "garotinho indefeso nas patas do lobo mau" hehehe

Não é bem assim. Acho o cara gente boa. É um cara que pode vir para o rol de amigos. Afinal, o que é um deslize? Todos temos os nossos. Como disse, não acredito muito nesse papo de mocinho e bandido. Creio que a todo momento somos mocinhos E bandidos ao mesmo tempo, dependendo só de que modo se olha para si.

E quanto a vc T Jok, conta pra gente se realmente ele não manipulou. Nem em frente à cam? hhauahuahua

Abraços

Tobias Fünke disse...

Só pra constar: quando eu falei que vc continua gostando do cara eu não quis dizer do jeito que vc entendeu, quis dizer stritu sensu mesmo, que vc acha o cara legal, não que quer ter algo a mais com ele...

T Jok disse...

UHAUAUHAUHAUHUAHAHUAHUAHUHAHUA

Nem assim ele manipilou, quem fez o trabalho sujo foi a espesa do coroa. Atuei muito bem como diretor. rsrs

Unica coisa ruim disso tudo foi que nunca mais olhei pro meu amigo com os mesmos olhos. (hahahah)

Un ragazzo disse...

T Jok, tô aqui imaginando o strip de uma ameixa seca fazendo cara de gozo para a cam... hehehe